terça-feira, 22 de junho de 2021

Inconstâncias


inconstância

substantivo feminino

·        qualidade ou característica do que ou de quem é inconstante; falta de constância.

·        falta de perseverança, de firmeza.

·        tendência para mudar de ideia, de opinião, de atitude; volubilidade, instabilidade.

 

A vida é inconstante. Em um dia, ou até mesmo em um momento, tudo pode mudar, e as coisas podem tomar um rumo totalmente diferente. Seja um acontecimento, uma conversa, uma decisão. Tudo influencia em como as coisas irão seguir. Muitas vezes, pessoas deixam de viver momentos, pensando que futuramente aquilo não vai dar certo, e se fecham para pessoas e para vivências que poderiam ser essenciais em suas vidas.

Pessoas são inconstantes e podem mudar de ideia do dia para noite. E isso incomoda, porque queremos sempre ter o controle de tudo, se qualquer coisa foge do nosso ‘’script’’, nos frustramos, a tal da intolerância a frustração.

Mas não pensamos que isso também acontece com a gente. Estamos sempre em constante evolução, o que nos torna também, inconstantes, o que pensamos sobre algo hoje, podemos pensar diferente amanhã. O que sentimos hoje, podemos sentir diferente amanhã. Pois as nossas emoções também são inconstantes. Elas são como ondas. Elas vêm, dão uma mexida, e depois se vão. Elas também não são para sempre, assim como as pessoas e os momentos.

E está tudo bem.

Eu confesso que demorei muito para entender isso, para mim não fazia sentido as pessoas mudarem de opinião tão rápido sobre seus pensamentos e sentimentos. Pois, eu sempre tive muita certeza do que eu sentia e do que eu queria, como as pessoas não sabem o que querem e o que sentem?

Será que eu sempre tive essa certeza mesmo?

Às vezes não queremos e não buscamos um relacionamento, pois não se encaixa com os nossos objetivos e no momento atual de nossas vidas, então surge alguém, que muda totalmente a nossa forma de sentir e de pensar. E então, nos fechamos ou nos permitimos viver o momento?

E aí, eu entendi. 

Não somos inconstantes o tempo todo, mas também não somos coerentes sempre. Em alguma vez na sua vida, você já se sentiu confuso e perdido. Em alguma vez na sua vida, você já magoou alguém por não ter certeza do que sentia, e depois magoou a si mesmo, quando finalmente descobriu e já era tarde demais.

No fundo, todos somos assim, eternos inconstantes, porém algumas pessoas lidam melhor com isso do que outras, e não precisamos saber lidar com a inconstância de todos, basta apenas sabermos lidar com as nossas e as de quem mesmo com as inconstâncias, se faz constante em nossas vidas. E que nos dê a segurança de que, mesmo se um dia, mudarmos de ideia, aquilo vai se manter, talvez não da forma que foi planejado, mas da forma que faça ambos felizes.

Qual o sentido de lutar por algo que não será para sempre? Mas também, qual o sentido de não lutar por algo que está sendo bom, continuar sendo?

Tudo é temporário. Momentos podem durar segundos ou minutos, e serem lembrados para sempre. Pessoas podem ser temporárias, e deixarem marcas eternas.

O amanhã é a verdadeira inconstância. Por isso, precisamos sempre viver o hoje como se fosse o último dia de nossas vidas. Todos os dias, é um novo dia e uma nova oportunidade para sermos felizes e para realizarmos os nossos sonhos. O amanhã pode ser apenas um dia como todos os outros.  O amanhã pode ser o pior dia de nossas vidas, mas também pode ser o melhor.

Lute pelo o que te faz feliz hoje. Não precisamos e nem podemos ter o controle de tudo. Não precisamos que tudo saia como o planejado, podemos nos permitir nos surpreender. A vida é muito curta para vivermos com medo. O medo do desconhecido, também é o medo da surpresa.

E se hoje, fosse o seu último dia na terra...

O que você gostaria de fazer? Faça! O que você gostaria de dizer e para quem? Diga!

Não espere a inconstância do amanhã e do futuro, para viver o seu presente.

 

 

 

 

1 comentários:

  1. Foda demais teu texto. Tudo pode mudar tudo pode mudar ao ponto de você querer ou não.

    ResponderExcluir

 

Chá das Cinco Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang